Do retrato ao signo: a imagem como parte constitutiva de uma crença

Autores

  • Luiz Carlos da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p46

Palavras-chave:

Fotografia, Memória, Iconografia.

Resumo

Passado um século do início do Movimento do Contestado (1912-1916), maior conflito armado do século XX no Brasil, estátuas do monge João Maria foram colocadas em áreas públicas de cidades catarinenses. Em comum, elas apresentavam vários elementos iconográficos, o que nos levou a analisar a matriz iconográfica destas obras públicas bem como fazer alguns apontamentos acerca dos motivos da permanência e dos usos desta imagem primeira, no caso, uma fotografia supostamente elaborada no final do século XIX. Procuramos demonstrar que, após um século, a memória que se tem do antigo eremita é indissociável da imagem fotográfica que serviu de modelo para as recentes representações do monge.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Carlos da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutorando pela Universidade Federal do Paraná

Referências

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. A campanha do contestado. 2. ed. Florianópolis: Lunardelli, 1979.

D’ALESSIO, Vito. Claro Jansson: o fotógrafo viajante/Gustavo Claro Jansson. São Paulo: Dialeto Latin American Documentary (Série Documentarias da América Latina), 2003.

FREITAS, Artur. História e imagem artística: por uma abordagem tríplice. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 34, p. 3-21, jul./dez. 2004.

KARSBURG, Alexandre. O eremita do novo mundo: a trajetória de um peregrino italiano na América do século XIX. 2012. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 31 dez. 2013.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história, interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.

MUSEU DO CONTESTADO. Sala Guerra do Contestado. Disponível em: http://www.museudocontestado.com.br/tour.php. Acesso em: 31 dez. 2013.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.

SILVA, Cleto. Apontamentos históricos de União da Vitória (1768-1933). Curitiba: Imprensa Oficial, 2006.

SINZIG, Frei Pedro. A vida de Frei Rogério Neuhaus na Igreja Católica do Brasil. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1939.

SORLIN, Pierre. Indispensáveis e enganosas, as imagens, testemunhas da história. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 81-95, 1994.

TURISMO PARANÁ. Disponível em: www.turismoruralparana.com.br. Acesso em: 20 dez. 2014.

VIOLÊNCIA, coronelismo e cotidiano nos tempos de José Fabrício das Neves. Fragmentos do tempo, 26 fev. 2009. Disponível em: http://fragmentos-dotempo.blogspot.com.br. Acesso em: 10 jun. 2014.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Silva, L. C. da. (2014). Do retrato ao signo: a imagem como parte constitutiva de uma crença. Domínios Da Imagem, 8(15), 46–74. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p46

Edição

Seção

Artigos gerais