Novo Realismo e Internacional Situacionista: um estudo do questionamento da imagem pictórica pelas neovanguardas francesas

Autores

  • Gabriel Ferreira Zacarias Universidade de São Paulo (USP)
  • Tiago Machado Jesus Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências - FFLCH-USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n5p67

Palavras-chave:

Neovanguarda, Novo Realismo, Internacional Situacionista

Resumo

Em meados da década de 1950, o campo da arte conheceria um novo fenômeno com o surgimento daquilo que Peter Bürger batizou de grupos de “neovanguarda”. Segundo o autor, as neovanguardas recuperavam a luta das vanguardas históricas contra a obra de arte “orgânica” e a autonomia da “instituição arte”. Nosso objetivo é o de resgatar o sentido histórico de algumas destas experiências, principalmente na França com o Novo Realismo e a Internacional Situacionista. Trata-se, sobretudo, de salientar como estas experiências buscam atualizar o campo da visualidade contemporânea nas artes plásticas, recolocando em xeque a autonomia putativa do plano pictórico através do uso de elementos que passam a integrar a vida cotidiana no capitalismo avançado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel Ferreira Zacarias, Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel em História Universidade de São Paulo (USP)

Tiago Machado Jesus, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências - FFLCH-USP

Mestre e doutorando em História Social pela FFLCH-USP.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Art Journal, Vol. 64, no.4, Winter 2005.

ANDREOTTI, Libero e COSTA, Xavier (org.), Situacionistas: arte, política, urbanisme = Situationists: Art, Politics, Urbanism. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona/ACTAR, 1996.

BLANCHARD, Daniel. Debord dans le bruit du caractère du temp: suive de Prélimiaires pour une définition de l’unité de programme révolutionnaire. Paris: Sens & Tonka Éditeur, 2000.

BERENSTEIN, Paola (org). Apologia da deriva : escritos situacionistas sobre a cidade. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro : Casa da Palavra, 2003.

BOURSEILLER, Christophe. Vie et mort de Guy Debord : 1931-1994. Paris : Plon, 2001

BUCHLOH, Benjamin. Neo-Avantgarde and Culture Industry. Cambridge: MIT Press, 2002.

BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. Lisboa: Veja,1993.

DEBORD, Guy. Oeuvres. Paris: Gallimard, 2006.

DUWA, Jérôme. Surréalistes et situationnistes, vies parallèles. Paris : Editions Dilecta, 2008.

EDWARDS, Steve; WOOD, Paul (edit). Art of the Avant Gardes. New Haven and London: Yale University Press, 2004.

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (org.). Escritos de Artistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006 .

FOSTER, Hal. The return of the real. Massachusetts: MIT Press, 1996

FOSTER, Hal. et al. Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2004.

GREENBERG, Clement. Clement Greenberg e o Debate Crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

INTERNATIONALE SITUATIONNISTE. Internationale Situationniste (texte intégral des 12 numéros de la revue, édition augmentée). Paris: Librairie Arthème Fayard, 2004.

NEUBURGER, Susanne. Nouveau Réalism. Catalog Museum Moderner Kunst Stiffung Ludwig Wien, 2005.

RESTANY, Pierre. Os novos realistas. São Paulo: Perspectiva, 1979

REVISTA da Gávea, n. 12. Dez. 1994.

SAFATLE, Vladimir. Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo, 2008.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

Zacarias, G. F., & Jesus, T. M. (2014). Novo Realismo e Internacional Situacionista: um estudo do questionamento da imagem pictórica pelas neovanguardas francesas. Domínios Da Imagem, 3(5), 67–82. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n5p67

Edição

Seção

Artigos gerais