Telejornalismo de cineastas nos anos de chumbo: construções do popular no embate da "viola X guitarra"

Autores

  • Cássia Louro Palha Universidade Federal Fluminense (UFF).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n4p7

Palavras-chave:

Telejornalismo, Popular massivo, Brasil contemporâneo

Resumo

O presente texto aborda o programa Globo Repórter no contexto da década de 1970, cuja singularidade de sua produção cultural apresentou-se como um nicho crítico frente ao jornalismo da Rede Globo naquele momento, a reboque de suas veiculações de um “popular” que não raro serviu de contraponto à cultura do progresso e da ordem estabelecidos pelo regime militar. Em particular é analisado o filme “Boa Esperança: a viola X a guitarra” (1976), de João Batista de Andrade. Com o mote do aniversário de uma cidade do interior do estado de São Paulo, o filme explora a discussão de “progresso” tão enfatizada como apelo seminal da proposta do “Brasil Grande” presente nas propagandas da AERP (Assessoria Especial de Relações Públicas).

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Biografia do Autor

Cássia Louro Palha, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Doutora em Comunicação Social e em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

Palha, C. L. (2014). Telejornalismo de cineastas nos anos de chumbo: construções do popular no embate da "viola X guitarra". Domínios Da Imagem, 3(4), 7–18. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n4p7

Edição

Seção

Artigos gerais