As caçadoras-de-cabeças e os desafios de interpretação de imagens artísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p37

Palavras-chave:

Interpretação de imagens artísticas, Iconografia das caçadoras-de-cabeças, Panofsky e Warburg

Resumo

Este texto pretende comparar os procedimentos nterpretativos de Erwin Panofsky (1892-1968) e Aby Warburg (1866-1929), tomando como base o motivo artístico das caçadoras-de-cabeças, que tanto interessou a ambos. A primeira parte desse estudo é uma reaproximação à análise iconográfica de Panofsky sobre uma imagem dúbia de Salomé ou Judite. A segunda parte trata do fascínio de Warburg pela forma plástica da postura de corpo e do gesto dramático das mulheres “headhunter”. E a terceira, e última parte, explora raízes e desdobramentos do motivo artístico da caçadora-de-cabeças na história da arte, com o intuito de revisar criticamente os procedimentos de interpretação de imagens desses dois pesquisadores ligados ao Instituto Warburg.

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Biografia do Autor

Artur Simões Rozestraten, Universidade de São Paulo (FAU/USP).

Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP).

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

Rozestraten, A. S. (2014). As caçadoras-de-cabeças e os desafios de interpretação de imagens artísticas. Domínios Da Imagem, 2(2), 37–50. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p37

Edição

Seção

Artigos gerais