Arte, image, guerra: Picasso, Guernica, Brasil.

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DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p57

Palavras-chave:

Guernica, Picasso, Imagem

Resumo

O painel Guernica de Picasso é uma das obras mais vistas e influentes do século XX. Mais do que simplesmente uma obra de arte moderna decisiva, sua imagem marcou o imaginário do século, tornando-se quase uma imagem-símbolo de problemas extra-artísticos como as guerras, a injustiça social, etc. Ao mesmo tempo, sua vinda ao Brasil para a Bienal de 1953, centraliza um debate que já havia se iniciado e que terá consequências fundamentais para a história da arte brasileira: o debate entre figurativos e abstratos. Dos anos 50 até pelo menos os anos 1980, o quadro será elemento de polêmicas e de recontextualizações expressivas no debate artístico e político local, tanto quanto o foi no resto do mundo. Este artigo discute as circunstâncias históricas e os usos que deram à imagem desta obra de Picasso sua força permanente no imaginário social e na cultura artística e política contemporânea.

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Biografia do Autor

Francisco Alambert, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

Alambert, F. (2014). Arte, image, guerra: Picasso, Guernica, Brasil. Domínios Da Imagem, 2(2), 57–72. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p57

Edição

Seção

Artigos gerais