Arte parietal de Pompéia: Imagem e cotidiano no mundo romano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2007v1n1p149

Palavras-chave:

Cultura material, Grafite, Imagem.

Resumo

O artigo apresenta um debate acerca da relevância dos estudos sobre as sociedades antigas, do dialogo entre a Arqueologia e a História e de como os historiadores abordaram seus estudos a respeito de tal tema. Chama a atenção para as muitas intervenções humanas que as cidades antigas sofreram, mas, como é possível por meio da pintura parietal e dos grafites, promover novas interpretações desse passado. Trata das fontes, e destaca os conflitos e contradições da cidade da Campânia promovidos entre grupos rivais. Esta análise é feita por meio do grafite que permitiu construir outras significações do cotidiano apontando a rivalidade para muito além dos grupos comumente estudados. Destaca que a imagem como uma fonte independente é capaz de expressar significados estéticos e simbólicos, ajuda a construir uma interpretação mais complexa do acontecimento estudado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Senna Garraffoni, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Paraná

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná.

Referências

BALDASSARE, I. et al. Pompei: Pitture e mosaici. In: ENCICLOPEDIA dell’arte antica classica e Orientale. Roma, 1993.

BARBET, A. La representation des gladiateurs dans la peinture murale romaine. In: Les Gladiateurs: Lattes, Toulouse, 1987. p. 69-74.

BOMGARDNER, D.L. The story of the Roman amphitheater. Londres: Routledge, 2002.

BURNS, H. Raffaello e ‘quell’antiqua architectura’. In: FROMMEL, C. L. et al. (Org.). Raffaello Architetto. Milão: Ellecta Editrice, 1984. p. 381-404.

CASTRÉN, P. Ordo populesque pompeianus: polity and society in Roman Pompeii. Roma: Bardi Editore, 1983.

CAVICCHIOLI, M.R. As Representações da Sexualidade na Iconografia Pompeiana. 2004. Dissertação (Mestrado) – Unicamp, Campinas, 2004.

DIAS, M.O.S. Hermenêutica do quotidiano na historiografia contemporânea. Projeto História, São Paulo, , n. 17, p. 223-258. nov. 1998.

van DOMMELEN, P. Colonial constructs: colonialism and Archaeology in the Mediterranean. World Achaeology, v. 28, n.3, p. 305-323, 1997.

ETIENNE, R. Pompeii: The Day a City Died. Nova York: Thames and Hudson, 1994.

FEITOSA, L.C. Amor e sexualidade: o masculino e o feminino em grafites de Pompéia. Annablume/Fapesp, 2005.

FUNARI, P.P.A. La cultura popular en la Antigüedad Clásica. Espanha: Editorial Gráficas Sol, 1989.

FUNARI, P.P.A.; JONES, S.; HALL, M. Historical Archaeology: Back from the Edge. London: Routledge, 1999.

FUNARI, P.P.A.; ZARANKIN, A. Abordajes arqueológicos de la vivienda doméstica en Pompeya : algunas consideraciones. Gerión, v.19, 493-512, 2001.

FUNARI, P.P.A. A vida quotidiana na Roma Antiga. S.P: Annablume, 2003.

FUNARI, P.P.A.; CAVICCHIOLI, M.Arte parietal romana e diversidade. MIYOSHI, A.G. et al. Revisão Historiográfica: o estado da questão . Campinas: Unicamp/IFCH, 2005. p.111-124.

GARRAFFONI, R.S. Gladiadores na Roma Antiga: dos combates às paixões cotidianas. São Paulo: Editora Annablume; FAPESP, S.P, 2005.

LA REGINA, A. Sangue e arena. Roma: Electa, 2001.

LANGNER, M. Antike Graffitizeichnungen: Motive. Wiesbaden: Gestaltung und Bedeutung, 2001.

LE GOFF, J. A História Nova. In: LE GOFF, J. (Org.). A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, S.P. 2001. p.29-30.

LING, R. Roman Painting. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LITTLE, A.M.G. The formation of a Roman Style in wall painting. American Journal of Archaeology, v. 49, n. 2, p. 134-142, 1945.

MOELLER, W.O. The riot of AD 59 at Pompeii. in: Historia: Zeitschrift für Alte Geschichte, v. 19, p. 84-95, 1970.

NESSELRATH, A. Raffaello e lo studio dell’antico nel Renascimento. In: FROMMEL, C. L. et al. (Org.). Raffaello Architetto. Milão: Ellecta Editrice, 1984.

PESANDO, F. Gladiatori a Pompei. LA REGINA, A. (org). Sangue e arena. Milão: Electa, 2001. p. 175-197.

STOREY, G.R. Archaeology and Roman Society: Integrating Textual and Archaeological data. Journal Of Archaeological Research, v. 7, n. 3, p.203-248, 1999.

TEODORO, F.P. Raffaello, Baldassar Castiglione e la Lettera a Leone X. Bolonha: Nuova Alfa Editoriale, 1994.

VARONE, A. Gli scavi dal 1748 al 1815. In: D’AMBROSIO, A. (org.). Alla scoperta di Pompei. Milão: Electra. 1998.

ZEVI, F. L’arte ‘popolare.In: FRANCISCI, A. et al. (org.). La pittura di Pompei: Testimonianze dell’arte romana nella zona repolta dal Vesuvio nel 79 d. C. Milão: Jaca Book, 1991. p. 267-273.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Garraffoni, R. S. (2014). Arte parietal de Pompéia: Imagem e cotidiano no mundo romano. Domínios Da Imagem, 1(1), 149–161. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2007v1n1p149

Edição

Seção

Artigos gerais