Iconografia, imaginário e expansão marítima: Elementos para a reflexão sobre o ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2007v1n1p163

Palavras-chave:

Iconografia, Imaginário, Expansão marítima.

Resumo

A proposta do texto é discutir a questão do imaginário dos  descobrimentos presente em fontes iconográficas no ensino de história. Neste sentido, aborda viagens marítimas e as apropriações feitas pelo ensino de história mediadas pelos livros didáticos e outros mecanismos como o vídeo e a internet.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thais Nivia de Lima e Fonseca, Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Lisboa, Portugal

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora pela Universidade de Lisboa, Portugal.

Referências

BACZKO, Bronislaw. Les imaginaires sociaux: mémoires et espoirs collectifs. Paris: Payot, 1984.

BARRETO, Luís Filipe; GARCIA, José Manuel. Portugal na abertura do mundo. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1997.

BENNASSAR, Bartolomé. Dos mundos fechados à abertura do mundo. In: NOVAES, Adauto (org). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

BITTENCOURT, Circe Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

BORGES, Maria Eliza Linhares. Cartografia, poder e imaginário: cartográfica portuguesa e terras de além-mar. In: SIMAN, Lana Mara de Castro; FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Inaugurando a História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRAUDEL, Fernand. La pédagogie de l’Histoire. In: BRAUDEL, Fernand. L’Histoire au quotidien. Les écrits de Fernand Braudel. Paris: Éditions de Fallois, 2001.

CAPRETTINI, G.P. Imagem. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1994. v.31: Signo.

CAETANO, Joaquim Oliveira (coord). Gravura e conhecimento do mundo: o livro impresso ilustrado nas coleções da Biblioteca Nacional. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1998.

COLI, Jorge. Primeira missa e invenção da descoberta. In: NOVAES, Adauto (org). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

COLI, Jorge. A pintura e o olhar sobre si: Victor Meireles e a invenção de uma história visual no século XIX brasileiro. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.

COLOMBO, Cristóvão. Diários da descoberta da América. 4. ed. Porto Alegre: L&PM, 1987.

DEL PRIORE, Mary. A história cultural entre monstros e maravilhas. In: SWAIN, Tania Navarro (org). História no Plural. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994.

DEL PRIORE, Mary. Esquecidos por Deus: monstros no mundo europeu e ibero-americano (séculos XVI-XVIII). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. “Ver para compreender”: arte, livro didático e a história da nação. In: SIMAN, Lana Mara de Castro; FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Inaugurando a História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1985.

HOLLANDA, Guy de. Um quarto de século de programas e compêndios de História para o ensino secundário brasileiro (1931-1956). Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais/Ministério da Educação e Cultura, 1957.

KRUS, Luis. O imaginário português e os medos do mar. In: NOVAES, Adauto (org). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LAS CASAS, Frei Bartolomé. O paraíso destruído: brevíssima relação da destruição das Índias. 5. ed. Porto Alegre: L&PM, 1991.

LAVISSE, Ernest. Histoire de France: cours élémentaire. Paris: Armand Colin, 1887.

MARIN, Louis. Des pouvoirs de l’image. Paris: Éditions du Seuil, 1993.

NORA, Pierre. Lavisse, instituteur national. In: Les lieux de mémoire. Paris: Quarto/Gallimard, 1997.

SALIBA, Elias Thomé. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e consumo de imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

SALIBA, Elias Thomé. As imagens canônicas e o ensino de História. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora & CAINELLI, Marlene Rosa (orgs). III Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.

SANTOS, João Marinho dos. A expansão pela espada e pela cruz. In: NOVAES, Adauto (org). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SERRANO, Jonathas. Epítome de História Universal. 24. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1954. (Prefácio de 1918)

VAINFAS, Ronaldo. A problemática das utopias no contexto dos descobrimentos e da colonização da América. In: MONTEIRO, John Manuel; BLAJ, Ilana (org). História & Utopias. São Paulo: Associação Nacional de História, 1996.

VESPÚCIO, Américo. Novo Mundo: cartas de viagens e descobertas. Porto Alegre: L&PM, 1984.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Fonseca, T. N. de L. e. (2014). Iconografia, imaginário e expansão marítima: Elementos para a reflexão sobre o ensino de história. Domínios Da Imagem, 1(1), 163–172. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2007v1n1p163

Edição

Seção

Artigos gerais