Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Domínios da Imagem?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista Domínios da Imagem aceita contribuições em português, francês, inglês e espanhol para artigos de fluxo contínuo, dossiês temáticos e resenhas de livros publicados no Brasil e no exterior nos últimos 3 (três) anos.

As contribuições deverão ser apresentadas em arquivo de Word observando as seguintes características:

Os textos devem ter a seguinte formatação: editor Word for Windows, fonte Century Gothic, tamanho 12 e espaço entrelinhas 1,5 cm. A margem esquerda deve possuir 3 cm, direita 2cm, superior 3cm e inferior 2cm.

Todos os textos deverão ser apresentados após minuciosa revisão ortográfica e gramatical.

Os artigos terão a extensão de 15 a 30 páginas, no máximo, incluindo imagens. Em relação a procedimentos não delineados nas presentes diretrizes, o/a autor/a deve seguir os padrões estabelecidos pelas normas atualizadas da ABNT.

Citações dos autores no texto: deverá seguir o sistema americano, constando o sobrenome do autor, o ano de publicação (da edição) e página quando citação literal, de acordo com os seguintes exemplos:

         a) Os resultados de Franco (1983) confirmam que .....

         b) Para Chartier (1990, p. 23) “A problemática do ...”

         c) Barros e Crescitelli (2008) apontam como a existência .... (Dois autores)

         d) [...] comprometendo a qualidade de seus derivados (AFONSO; VIANNI, 1995).

         e)  Barros et al. (2001) também apontam a importância da .....(mais de 3 autores)

         f) [...] as imagens não podem dizer não, ao contrário da escrita (CARVALHO et al., 2007). (mais de 3 autores)

         g) De acordo com Souza, Silva e Franco (2010, p. 21) “a ilusão....”

         h) a ilusão fotográfica.....”. (SOUZA; SILVA; CARVALHO, 2005, p. 22). (3 autores)

As notas deverão ser colocadas no rodapé de página, podendo nelas constar comentários críticos. Não serão aceitas notas contendo apenas referências bibliográficas que, conforme é possível observar mais adiante nas presentes diretrizes, devem ser grafadas na íntegra ao final do texto.

Quando da inserção de imagens, é necessário constar logo acima da mesma “Imagem ?” acompanhada de sua numeração em negrito. Por exemplo, Imagem 1. Logo em seguida, separada por hífen, é necessário inserir a legenda da imagem também em negrito. Abaixo da imagem, o/a autor/a deve inserir a fonte da qual foi retirada. É recomendável que as imagens não desempenhem papel meramente ilustrativo, sendo analisadas no corpo do texto.

Os artigos serão acompanhados de título (em negrito e caixa alta), título em inglês (negrito e caixa alta), resumo (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas, contendo até 5 palavras-chave) e abstract (nos mesmos parâmetros do resumo em português).

Os artigos e as resenhas em inglês, francês e espanhol serão publicados na língua original, sem a necessidade de título, resumo e palavras-chave em português.

As resenhas poderão ter entre 3 e 5 páginas e deverão vir acompanhadas de até 5 palavras-chave em português e em inglês.

As fotografias, ilustrações e/ou gráficos poderão ser em preto e branco ou em cores, com resolução mínima de 300 DPI, desde que as fontes sejam devidamente mencionadas e autorizadas, respeitando a legislação em vigor.

Caso o trabalho/pesquisa e/ou experiência didática tenha apoio financeiro de alguma agência de fomento, esta deverá ser mencionada.

Caberá ao Conselho Editorial a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições recebidas.

O envio dos trabalhos implica originalidade no suporte de artigo e a cessão de direitos autorais e de publicação à revista

As citações literais curtas e com menos de 3 (três) linhas serão integradas no parágrafo, colocadas entre aspas. As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, a 4 (quatro) cm da margem esquerda, sem recuo, sem aspas, corpo 11 (onze) e espaçamento entre as linhas simples. Depois deste tipo de citação será deixada uma linha em branco, em corpo 11 (onze).

 

Referências

 

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo (sem destaque). Edição (1. ed., por exemplo), tradução (se houver), cidade: editora, ano.

 

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro em negrito: subtítulo (sem destaque). Edição (1. ed., por exemplo), tradução, cidade: editora, ano. p. ?-?.

 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Cidade (se houver), v. ?, n. ?, p. ?-?, ano.

 

SOBRENOME, Nome. Título da tese em negrito: subtítulo (sem destaque). Ano. Tipo do trabalho: TCC, monografia, dissertação ou tese (graduação, especialização, mestrado ou doutorado, com indicação da área do trabalho) – vinculação acadêmica, local. Por exemplo: IVANO, Rogério. Crônicas de fronteira: imagem e imaginário de uma terra conquistada. 2000. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista, Assis.

 

Para textos em anais de evento, seguir as normas atualizadas da ABNT.

 

Para documentos on-line, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico - apresentado entre sinais < >, precedido da expressão “disponível em” - e a data de acesso ao documento, antecedida da expressão “acesso em”.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.