Domínios da Imagem

A revista Domínios da Imagem é uma publicação dirigida pelo Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI), um projeto integrado (pesquisa/extensão) do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina, tem o caráter multidisciplinar, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História Social e teve seu primeiro número lançado em novembro de 2007.

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Qualis CAPES - História: A4


****CHAMADA PARA DOSSIÊ v.15 n.28********

Organizadoras:

Profa. Dra. Laura Graziela Gomes (Universidade Federal Fluminense)

Profa. Dra. Debora Krischke Leitao (UQAM)

 

A cultura dos jogos

O dossiê pretende contribuir com uma avaliação sobre o estado da arte dos estudos dos jogos eletrônicos no contexto da cultura contemporânea em sentido amplo, compreendendo seus diferentes gêneros, formatos, narrativas e tecnologias envolvidas. O número está aberto para revisões teóricas sobre o tema da ludicidade, mas também se volta para a necessidade de se discutir eventuais acusações de ordem moral, processos de patologização que se antecipam ao debate científico sobre tal possibilidade, o que pode culminar muitas vezes em medidas repressivas e até criminalizadoras. Sobretudo, vale destacar estudos de caso de caráter etnográfico sobre os usos sociais dos jogos e que podem vir acompanhados de reflexões a respeito do seu acesso às classes mais baixas e o impacto que podem promover nas culturas periféricas, no debate contemporâneo sobre culturas jovens, feminismo, gamificação, gênero, machismo, racismo, ou outros grupos com atenção predominante para processos identitários. O presente dossiê é também um convite à interdisciplinaridade na qual se pretende reunir a antropologia, arte, comunicação, economia, filosofia, história, psicologia, psicanálise, sociologia etc.

Prazo: 31 março de 2021

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Dossier to “Revista Domínios da Imagem”

Organized by:

Profa. Dra. Laura Graziela Gomes (Universidade Federal Fluminense)

Profa. Dra. Debora Krischke Leitao (UQAM)

The gaming culture

The dossier intends to contribute with an evaluation on the state of the art of the studies of electronic games in the context of contemporary culture in a broad sense, comprising its different genres, formats, narratives and technologies involved. The issue is open for theoretical reviews on the theme of playfulness, but it also turns to the need to discuss eventual moral charges, processes of pathologization that anticipate the scientific debate on such a possibility, which can often culminate in repressive and even criminalizing measures. Above all, it is worth highlighting case studies of ethnographic character about the social uses of games and which may be accompanied by reflections on their access to the lower classes and the impact they can promote in peripheral cultures, in the contemporary debate about young cultures, feminism, gamification, gender, machismo, racism, or other groups with predominant attention to identity processes. The present dossier is also an invitation to interdisciplinarity in which it is intended to bring together anthropology, art, communication, economics, philosophy, history, psychology, psychoanalysis, sociology, etc.

Deadline: 31 março de 2021


v. 14, n. 26 (2020)


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