Domínios da Imagem

A revista Domínios da Imagem é uma publicação dirigida pelo Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI), um projeto integrado (pesquisa/extensão) do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina, tem o caráter multidisciplinar, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História Social e teve seu primeiro número lançado em novembro de 2007.

Qualis CAPES - 2013 - História: B3                                   



v. 12, n. 18 (2016): Religião, migração e cultura. Imagens da fé


Capa da revista

A imagem da capa apresenta uma foto de Lewis Wickes Hine (1874–1940), fotógrafo e sociólogo estadunidense pioneiro da fotografia documental. Hine, após ter estudado nas universidades de Chicago, Columbia e Nova Iorque, ensinou na Ethical Culture School, onde encorajou o seus alunos a utilizar a câmera fotográfica como meio de desenvolvimento cultural. Muito preocupado com o bem-estar dos menos favorecidos, registrou a chegada dos imigrantes à Ilha Ellis, que, ao longo do século XIX e no começo do século XX, foi a principal porta de entrada aos Estados Unidos. A foto aqui reproduzida, parte da série realizada nesta ilha, é intitulada Italian Madonna (1905) já que sua composição evoca claramente uma imagem muito comum na iconografia católica: a da Nossa Senhora com o menino Jesus. A Madonna de Hine, “venerada” pelos homens e rapazes postos em semicírculo atrás dela, parece estar suspendida no presente alegórico do arquétipo materno e, ao mesmo tempo, radicada em um momento e em um lugar dramaticamente definidos. A foto desta mãe italiana, em sua transcendente humanidade, representa, no fim das contas, o negativo das imagens míticas apresentadas neste dossiê. Estas, efetivamente, são sempre percebidas pelos crentes como próximas, informadas e atenciosas, isto é, divinamente imanentes. Imagens humanas e imagens divinas estão constantemente sujeitas a recíprocas transfigurações como esta, formidavelmente impressa pelo talento de Hine.

Francesco Romizi

LEWIS, W. Hine, Italian Madonna (1905). The Miriam and Ira D. Wallach Division of Art, Prints and Photographs: Photography Collection, The New York Public Library. The New York Public Library.