Videopoéticas contemporâneas: um olhar sobre a produção imagética

Autores

  • Evelyse Lins Horn Universidade Federal do Ceará
  • Silas de Paula Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n11p77

Palavras-chave:

Videoarte. Arte Contemporânea. Videopoética. Videoinstalação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discorrer sobre o vídeo e sua relação com a arte contemporânea. O vídeo opera transformações na produção imagética atual por ser um híbrido e ter relações com várias linguagens. Ele é considerado aqui como um processo descentralizado de linguagem e como um meio que expande suas próprias especificidades. Na sua diversidade, na exploração de diversas práticas, no exemplo da obra de Godard, no partilhar do sensível e na sua interação com a arte teremos o objeto de nosso estudo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evelyse Lins Horn, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Comunicação (Linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual) pela Universidade Federal do Ceará - UFC e é bolsista Capes/DS. Possui graduação em Artes Plásticas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Participa do Núcleo de Estudos de Cultura Visual - UFC e é coordenadora do grupo de estudos do Instituto de Fotografia do Ceará-IFOTO. Desenvolve pesquisas sobre Arte Comtemporânea, com ênfase em estudos de Fotografia e Cinema Expandido. Além de pesquisadora é artista e cineasta, tendo trabalhos apresentados em mostras como o Cine Ceará e a Unifor Plástica.

 

Silas de Paula, Universidade Federal do Ceará

Silas de Paula é doutor pela Universidade de Loughborough, Inglaterra (1996). Professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fotógrafo e faz parte do programa de pós-graduação em Comunicação atuando na linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual. Coordena o Núcleo de Estudos de Cultura Visual.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

Horn, E. L., & de Paula, S. (2011). Videopoéticas contemporâneas: um olhar sobre a produção imagética. Discursos Fotograficos, 7(11), 77–91. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n11p77

Edição

Seção

Artigos