Imagens e Memórias: a fotografia como documento e fonte de pesquisa para a recuperação histórica da Colônia Esperança (1935-1963)

Autores

  • Larissa Ayumi Sato

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n10p271

Palavras-chave:

Teses e Dissertações. otografia Documental. Colônia Esperança. História oral.

Resumo

A utilização de fotografias como fonte de pesquisa e documento histórico tem se configurado como importante instrumento no processo de reconstituição da história de lugares de coloniza-ção recente, como a Colônia Esperança, comunidade rural situada na cidade de Arapongas, na fronteira com Apucarana, no norte do Paraná. O presente estudo considera que o resgate das imagens antigas desta comunidade e a busca por detalhes que possam contextualizá-las tornam-se ferramentas importantes para
recuperação de cenários que hoje se encontram modificados pela passagem do tempo. No caso da Colônia Esperança, que surgiu como um reduto de japoneses católicos em busca de terras mais férteis e melhores condições de vida em torno de uma ide-ologia comum (manter suas práticas religiosas e os costumes de seu país de origem), este tipo de análise se torna particularmente relevante devido ao fato de que a história da localidade não se encontra devidamente sistematizada. A colônia foi fundada em 1935, antes mesmo da própria cidade Arapongas, que se iniciou em 1937, fruto dos trabalhos de colonização realizados pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Neste sentido, esta pesquisa adota como procedimentos metodológicos a leitura, a análise iconográfica e a interpretação iconológica dos elementos da fotografia, pesquisa bibliográfica e documental, além da história oral - como técnica - para resgatar aspectos da colonização e da vida cotidiana das décadas iniciais (30 a 60) da localida-de. Ao final do projeto, espera-se que a sistematização obtida a respeito da história da Colônia Esperança, enriquecida com imagens raras – que se encontravam em poder das famílias de pio-neiros –, depoimentos e documentos inéditos, fundamentais para este processo, possa contribuir para evidenciar o papel da fotografia como documento histórico e fonte de pesquisa.