Fotografias na cidade, imaginários urbanos: um percurso metodológico a partir da experiência com álbuns de família em Porto Alegre Imaginada

Autores

  • Nara Magalhães Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NACI-PPGAS/UFRGS
  • Angela Zamin Unisinos
  • Lourdes Silva UFRGS
  • Márcia Anselmo
  • Reges Schwaab

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n11p157

Palavras-chave:

Fotoetnografia. Álbuns de família. Imaginários urbanos. Negros.

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a processualidade de um estudo realizado a partir de álbuns de famílias de cidadãos negros em Porto Alegre. No contexto da pesquisa Porto Alegre Imaginada, entrevistamos e fotografamos pessoas que se autodefinem como negras, enquanto folheavam seus álbuns. Ao ouvir seus relatos e histórias, procuramos dar visibilidade a uma trajetória de cidadãos e a uma cidade que, na maioria das vezes, permanece desconhecida, tanto na história oficial como nos espaços midiáticos tradicionais. Neste texto, queremos contribuir para a discussão sobre a utilização de fotografias na pesquisa social, bem como sobre as implicações para pensar identidades e racializações na metrópole.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nara Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NACI-PPGAS/UFRGS

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É servidora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na Pró-Reitoria de Graduação. Coordenadora do Subgrupo Álbuns de Familia da Pesquisa Porto Alegre Imaginada. Desenvolve pesquisas sobre os temas televisão e cultura, e interfaces entre “mídia e desigualdades”, “mídia e migrações”, “mídia e questões étnico-raciais”.

E-mail: magalhes.nara@gmail.com

Angela Zamin, Unisinos

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, UNISINOS; Bolsista CNPq; Jornalista.

Lourdes Silva, UFRGS

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação, UFRGS; Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão.

Márcia Anselmo

Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Jornalista. Especialista em Terceiro Setor.

Reges Schwaab

Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS; Jornalista.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

Magalhães, N., Zamin, A., Silva, L., Anselmo, M., & Schwaab, R. (2011). Fotografias na cidade, imaginários urbanos: um percurso metodológico a partir da experiência com álbuns de família em Porto Alegre Imaginada. Discursos Fotograficos, 7(11), 157–174. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n11p157

Edição

Seção

Artigos