Fotografia de família e memória: deslocamentos da arte contemporânea

Autores

  • Nina Velasco e Cruz Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n11p137

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Memória. Arte contemporânea.

Resumo

O artigo pretende discutir, por meio da análise de três trabalhos de artistas contemporâneos, a relação complexa entre fotografias de família e memória quando deslocadas de seu contexto cotidiano e familiar para o campo da arte. Uma das funções sociais da fotografia mais conhecidas é servir de auxiliar à memória individual e coletiva. Isso se torna ainda mais evidente quando se trata de fotografias de família, que ajudam a construir uma narrativa cronológica de um determinado grupo familiar. No entanto, o que acontece quando essas imagens são deslocadas de seus contextos usuais (seja a casa de um dos membros da família, sejam museus e arquivos da história do cotidiano), para fazer parte de trabalhos artísticos? O artigo refletirá sobre as obras Bibliotheca (2002), de Rosangela Rennó; I am my family (2008), de Rafael Goldchain e Time-capsule (1997), de Eduardo Kac, como exemplos de como a arte contemporânea pode revelar novas leituras para esse tipo de prática fotográfica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nina Velasco e Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Nina Velasco e Cruz é Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social na Universidade Federal de Pernambuco, onde ministra disciplinas no curso de Cinema e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. É doutora em Tecnologias da Comunicação e Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente desenvolve projeto de pós-doutoramento intitulado "Fotografia digital, estética e memória na arte contemporânea" na McGill University em Montreal, Canadá, com bolsa da CAPES.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

Cruz, N. V. e. (2011). Fotografia de família e memória: deslocamentos da arte contemporânea. Discursos Fotograficos, 7(11), 137–155. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n11p137

Edição

Seção

Artigos