O cotidiano dos negros no exterior dos jornais de Porto Alegre: pistas de fotojornalismo no século XIX

Autores

  • Beatriz Marocco Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n7p161

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Negros. Século XIX. Porto Alegre.

Resumo

Existe uma coleção de fotografias que ocupa a contracorrente do discurso jornalístico sobre o cotidiano dos negros que viviam em Porto Alegre (Brasil) no século XIX. Os elementos organizados na cena fotográfica possibilitam que se inicie um jogo de visibilidade/invisibilidade entre essas fotografias e os relatos dos jornais. Neste ponto existe uma zona de descontinuidade no grande arquivo fotográfico da época, voltado em sua quase totalidade às paisagens e retratos da burguesia. Antes mesmo que houvesse condições técnicas para a reprodução fotográfica na imprensa, os Irmãos Ferrari, Virgílio Calegari e Lunara deixaram pistas em suas práticas fotográficas do que viria a ser uma espécie de fotojornalismo em que os fotógrafos se ocupam do reconhecimento do presente que lhes corresponde.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beatriz Marocco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora pela Universidade Autônoma de Barcelona. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Marocco, B. (2009). O cotidiano dos negros no exterior dos jornais de Porto Alegre: pistas de fotojornalismo no século XIX. Discursos Fotograficos, 5(7), 161–180. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n7p161

Edição

Seção

Artigos