Estratégias de produção de sentidos: uma reflexão sobre a comicidade e a metáfora na ilustração fotográfica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n7p99Palavras-chave:
Fotojornalismo. Foto-ilustração. Comicidade. Metáfora. Revista.Resumo
O presente trabalho tenta conceber os modos de produção de sentidos da foto-ilustração, dando especial atenção à comicidade e à metáfora. As ideias de um efeito cômico e de um caráter metafórico dessas imagens são trabalhadas a fim de serem entendidas numa dupla função: de um lado, estabelecendo uma relação de cumplicidade com o leitor e, de outro, servindo enquanto operador cognitivo. Assim, elas funcionam para um fim retórico, pois se configuram como procedimentos para a construção de uma mensagem que visa guiar o leitor na interpretação dos assuntos noticiados.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.