Food Porn: imagens, sentidos sociais e virtualização do prazer de comer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p171

Palavras-chave:

Política da imagem. Interação digital. Consumo. Fotografia de comida.

Resumo

Este artigo objetiva abordar o fenômeno food porn, a partir da investigação dos impactos e sentidos sociais da midiatização do prazer de comer, tornados possíveis pela produção e circulação de imagens de comida em redes sociais digitais. O corpus foi composto por artigos científicos publicados internacionalmente sobre o tema, entre 2015 e 2019, e a análise dos seus resultados aponta para diferentes possibilidades de agenciamento das subjetividades e para múltiplas apropriações políticas das imagens compartilhadas.

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Biografia do Autor

Antonio Hélio Junqueira, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com pós-doutorado (bolsa CNPq) e mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Pesquisador e professor colaborador do Mestrado Profissional Stricto Sensu da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Pesquisador dos grupos certificados (CNPq): Comunicação, Educação, Consumo e Cidadania (ESPM); Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas à Educação (Observatórios da Cultura Digital/ Escola do Futuro – USP) e Gestão de Negócios em Alimentos e Bebidas (UAM).

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Publicado

2020-04-16

Como Citar

Junqueira, A. H. (2020). Food Porn: imagens, sentidos sociais e virtualização do prazer de comer. Discursos Fotograficos, 15(26), 171–197. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p171

Edição

Seção

Artigos