O retrato da cidade e seus varejos numa abordagem semiótica

Adriano Rodrigues de Almeida, Desire Blum Menezes Torres

Resumo


A cidade representa um importante campo de análise semiótica, dentre outros aspectos, sob o ângulo dos impactos do varejo na vida dos seus moradores, na cultura, no consumo e na imagem da espacialidade urbana. Este trabalho tem como objetivo apontar as características do discurso da imagem na cidade e os signos da cultura influenciados pelo varejo, bem como os indicadores de fomento ao consumo. São comparadas duas imagens da cidade de Londrina-PR, tomadas no mesmo local, uma situada no período 1940-50 e outra de 2018. A análise dos signos visíveis nos dois momentos, permite curiosas inferências sobre o papel do ambiente de varejo na constituição da espacialidade urbana.

Palavras-chave


Comunicação visual; Semiótica urbana; Semiótica da cultura; Varejo; Imagem

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p85

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Discursos Fotogr.

Londrina - PR

DOI: 10.5433/1984-7939

EISSN: 1984-7939

Email: revistadiscursos@uel.br




 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.