Diante de uma foto de Chichico Alkmim: equívocos entre as molduras de enquadramento e composição no retrato fotográfico

José Afonso Silva Jr.

Resumo


O texto tem como corpus de partida um retrato de estúdio de autoria de Chichico Alkmim feito em Diamantina, MG, por volta dos anos 1910. Problematiza-se a dinâmica de organização visual segundo o conceito de programa tecnológico e ideológico da fotografia; das funções das molduras que operam o quadro da imagem em relação ao enquadramento, composição e contorno; e de extraquadro. A partir da coexistência de dois grupos sociais díspares que aparecem na imagem, buscam-se elaborações e contornos iniciais sobre a noção de equívoco de enquadramento e composicional. Assim, objetiva-se, com apoio de dados historiográficos, demonstrar que a ocupação marginal em parcelas periféricas da imagem fotográfica corresponde a dinâmicas de segregação social internalizadas e elaboradas ainda no século XIX e que se prolongam no percurso da fotografia.

Palavras-chave


Fotografia; Retrato; Composição; Extraquadro; Enquadramento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Discursos Fotogr.

Londrina - PR

DOI: 10.5433/1984-7939

EISSN: 1984-7939

Email: revistadiscursos@uel.br




 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.