Turismo e imagens: a influência do orientalismo na construção de estereótipos

Renan Augusto Moraes Conceição, Rodolfo Rorato Londero

Resumo


O presente artigo apresenta uma abordagem sobre o uso de imagens no turismo e sua importância historiográfica. Para tanto, a análise sustenta-se nas contribuições teóricas da abordagem orientalista, evidenciando os reflexos dos estereótipos na atividade turística e, consequentemente, na criação do fetiche na indústria do turismo. Assim, esse estudo expõe elementos teóricos para novas análises envolvendo a construção histórica do discurso turístico, especialmente sobre o uso que imagens estereotipadas podem gerar.

Palavras-chave


Turismo; imagem; estereótipo; história.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n24p190

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Discursos Fotogr.

Londrina - PR

DOI: 10.5433/1984-7939

EISSN: 1984-7939

Email: revistadiscursos@uel.br




 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.