Olhares de pertencimento: novos fotodocumentaristas sociais

Autores

  • Júlia Mariano Ferreira Escola Superior de Negócios (ESUP)
  • Marcelo Henrique da Costa Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n6p213

Palavras-chave:

Fotografia Documental.

Resumo

Partindo do trabalho dos precursores do fotodocumentarismo de denúncia social como John Thomson, Jacob Riis e Lewis Hine, este artigo versa sobre modificações significativas que levaram à emergência de um novo fotodocumentarismo social: o resultante de projetos que utilizam a fotografia como elemento de inclusão social e visual. Abordando diferentes experiências no Brasil, o artigo pretende mostrar projetos que contribuem para a formação de fotodocumentaristas capazes de construir sua imagem e produzirem, eles próprios, as transformações de que a sua comunidade necessita.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Júlia Mariano Ferreira, Escola Superior de Negócios (ESUP)

Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás. Especializanda em Gestão da Responsabilidade Socioambiental e do Terceiro Setor pela Escola Superior de Negócios (ESUP) de Goiânia (GO).  

Marcelo Henrique da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduado em Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda. Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG). Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Ferreira, J. M., & Costa, M. H. da. (2009). Olhares de pertencimento: novos fotodocumentaristas sociais. Discursos Fotograficos, 5(6), 213–228. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n6p213

Edição

Seção

Artigos