Fotografias de um não-lugar e a transposição da comunicação em supermercados de rede

Autores

  • Desire Blum Menezes Torres Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n6p35

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Supermercado de Rede. Visualidade.

Resumo

Com a chegada do autosserviço, promoveu-se uma ruptura na comunicação interpessoal e o momento de ir às compras condicionou as pessoas ao encontro não com o outro, mas com as mercadorias. O estudo contido neste artigo analisa um corpus empírico construído a partir de fotografias. Em sua capacidade de funcionar como um ato de presença, a fotografia é utilizada para mostrar como os espaços se transformam em um não-lugar, que esvazia as relações e, ao mesmo tempo em que aproxima também afasta. A linguagem do estabelecimento comercial prioriza o contexto econômico e exclui o fator social, a memória do espaço, o entorno urbano e as relações sociais de troca.

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Biografia do Autor

Desire Blum Menezes Torres, Universidade Federal do Paraná

Docente da Universidade Federal do Paraná. Doutoranda do programa de Comunicação e Semiótica – PUC/SP.

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Publicado

2009-12-15

Como Citar

Torres, D. B. M. (2009). Fotografias de um não-lugar e a transposição da comunicação em supermercados de rede. Discursos Fotograficos, 5(6), 35–58. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n6p35

Edição

Seção

Artigos