Fotoetnografia: Uso e Possibilidades como Método de Pesquisa em Administração

Stêvenis Moacir Moura da Fonseca, Andréa Pereira da Silva, Emanuel Ferreira Leite

Resumo


A fotoetnografia é um método que utiliza a fotografia como narrativa imagética capaz de preservar o dado e convergir para o leitor uma informação cultural a respeito do grupo estudado. O objetivo deste ensaio é discutir o método fotoetnográfico no âmbito da pesquisa em Administração, apresentando conceitos, sua operação e uma reflexão sobre como pode ser utilizado na área. Os parâmetros adotados na realização deste artigo seguiram a linha da antropologia visual, bem como foram utilizados os passos da etnografia, tendo em vista a ausência de protocolo para operação do método específico na literatura. Dessa maneira, concluiu-se que a fotoetnografia pode representar uma extensão eficaz da etnografia para a consecução de pesquisas em Administração com determinados sujeitos em diferentes locais de interação social.

Palavras-chave


Fotoetnografia; Pesquisa Qualitativa; Método de Pesquisa; Antropologia Visual.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n24p161

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Discursos Fotogr.

Londrina - PR

DOI: 10.5433/1984-7939

EISSN: 1984-7939

Email: revistadiscursos@uel.br




 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.