Fotoetnografia: Uso e Possibilidades como Método de Pesquisa em Administração
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n24p161Palavras-chave:
Fotoetnografia, Pesquisa Qualitativa, Método de Pesquisa, Antropologia Visual.Resumo
A fotoetnografia é um método que utiliza a fotografia como narrativa imagética capaz de preservar o dado e convergir para o leitor uma informação cultural a respeito do grupo estudado. O objetivo deste ensaio é discutir o método fotoetnográfico no âmbito da pesquisa em Administração, apresentando conceitos, sua operação e uma reflexão sobre como pode ser utilizado na área. Os parâmetros adotados na realização deste artigo seguiram a linha da antropologia visual, bem como foram utilizados os passos da etnografia, tendo em vista a ausência de protocolo para operação do método específico na literatura. Dessa maneira, concluiu-se que a fotoetnografia pode representar uma extensão eficaz da etnografia para a consecução de pesquisas em Administração com determinados sujeitos em diferentes locais de interação social.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.