As paisagens fotográficas historicizadas de “to face”, de Paola De Pietri

Autores

  • Kátia Hallak Lombardi Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n24p130

Palavras-chave:

Paisagem fotográfica, Vestígio, Temporalidade, To Face

Resumo

As paisagens fotográficas do livro To Face (2012), de Paola De Pietri, ao incorporarem vestígios da Primeira Guerra Mundial, chamam a atenção para um passado sombrio que não deve ser esquecido. Tomamos como base as reflexões de Anne Cauquelin e Simon Schama sobre natureza, cultura e paisagem e a dimensão histórica e temporal do pensamento de Walter Benjamin para discutirmos o modo como as fotografias de To Face evocam esse acontecimento histórico e trazem à tona um tema tão relevante como a guerra.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kátia Hallak Lombardi, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Professora adjunta II do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei. Mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora em Comunicação, com ênfase em Imagem e Fotografia.

Downloads

Publicado

2018-06-16

Como Citar

Lombardi, K. H. (2018). As paisagens fotográficas historicizadas de “to face”, de Paola De Pietri. Discursos Fotograficos, 14(24), 130–160. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v14n24p130

Edição

Seção

Artigos