Vazamentos perversos: representações perversas e estereotipadas na campanha “Juntas Contra Vazamentos”

Autores

  • Muriel Emídio Pessoa Amaral Unesp-Bauru
  • Claudio Bertolli Filho Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n23p242

Palavras-chave:

Perversão, Fetiche, Publicidade, Montagem

Resumo

A proposta desse artigo é de analisar a intenção da publicidade na permanência de estereótipos pelos valores da perversão, apropriando-se de questões políticas e sociais nas montagens imagéticas. Para isso, a pesquisa tem como objeto empírico a campanha Juntas Contra Vazamentos, da marca de absorventes íntimos Always. A campanha em questão objetifica a condição da mulher em nome da promoção de um novo produto no mercado, além de construir a fetichização do corpo na promoção sinestésica por imagens que dialogam com a estética do fragrante.

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Biografia do Autor

Muriel Emídio Pessoa Amaral, Unesp-Bauru

Doutorando em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru), bolsista Capes/Unesp, mestre pela mesma instituição. Foi professor nos cursos de Jornalismo, Publicidade e propaganda e Desenho Industrial (modalidade virtual) na Universidade Norte do Paraná (Unopar/Londrina).

Claudio Bertolli Filho, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru).

Graduado em História pela Universidade de São Paulo (1979) e em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1988); mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1986), doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (1993) e Livre-docente em Antropologia (2010) pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia e Comunicação e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e cultura, mídia e representação social da medicina, do corpo e das enfermidades, representações sociais, saúde pública.

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Amaral, M. E. P., & Bertolli Filho, C. (2017). Vazamentos perversos: representações perversas e estereotipadas na campanha “Juntas Contra Vazamentos”. Discursos Fotograficos, 13(23), 242–260. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n23p242

Edição

Seção

Artigos