A retórica da imagem na grande reportagem transmídia

Autores

  • Mauro de Souza Ventura Unesp
  • Liliane de Lucena Ito Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p147

Palavras-chave:

Análise Semiótica. Jornalismo Digital. Reportagem Transmídia.

Resumo

Este artigo parte do pressuposto de que, no jornalismo, as fotografias podem cumprir várias funções, entre elas, informar e também persuadir, aproximando-se então das produzidas para fins publicitários. Com base na metodologia proposta por Umberto Eco em A Estrutura Ausente, são analisadas fotografias produzidas para uma reportagem digital. Os resultados indicam a existência de articulações semelhantes às observadas em peças publicitárias, contudo, com algumas diferenciações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauro de Souza Ventura, Unesp

É graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela PUCRS (1986), possui mestrado em Jornalismo e Editoração pela ECA - USP (1995) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela FFLCH - USP (2000). Realizou estágios de Pós-Doutoramento no Departamento de Teoria Literária do IEL - UNICAMP (2005-2006) e no Institut für Publizistik- und Kommunikationswissenschaft, da Universidade de Viena (2011). Atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado) da UNESP/Bauru e Professor do Curso de Jornalismo da FAAC/UNESP/Bauru. É também editor da Revista Comunicação Midiátiática (PPGCOM-UNESP). Sua área de pesquisa e de orientação situa-se no estudo dos processos e discursos do jornalismo cultural na contemporaneidade. Em específico, dedica-se à análise de suplementos e cadernos literários e culturais de jornais diários e no estudo tópico das relações entre jornalismo, crítica literária e crítica cultural. Em paralelo a isso, vem se dedicando, desde o Doutorado, ao estudo da obra do jornalista e crítico literário Otto Maria Carpeaux, concentrando suas atenções em dois tópicos específicos desta obra: os ensaios europeus de Carpeaux e a dimensão jornalística de sua produção, em especial as relações entre mediação cultural e crítica literária.

Liliane de Lucena Ito, Unesp

Doutoranda em Comunicação pelo PPG-Com Unesp. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Ventura, M. de S., & Ito, L. de L. (2016). A retórica da imagem na grande reportagem transmídia. Discursos Fotograficos, 12(21), 147–174. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p147

Edição

Seção

Artigos