Francesca Woodman: a fotografia para além dos limites da representação

Autores

  • Bruno Pereira Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho", Assis, SP, Brasil.
  • Fernando Silva Teixeira Filho Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho", Assis, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n23p161

Palavras-chave:

Francesca Woodman, Fotografia, Arte, Representação

Resumo

Este artigo pretende articular as relações entre fotografia e arte, por meio da obra da fotógrafa estadunidense Francesca Woodman (1958-1981). A análise centrar-se-á nas contribuições de Woodman às discussões acerca da fotografia enquanto meio, em especial, as questões relativas a representação, para assim, demonstrar como Woodman questionou os preceitos da fotografia de seu tempo e apresentou pistas para a construção de uma nova linguagem fotográfica mais atrelada à arte e sua potência inventiva.

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Biografia do Autor

Bruno Pereira, Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho", Assis, SP, Brasil.

Possui graduação em Psicologia e é Mestrando em Psicologia, ambos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" , UNESP, Assis, SP. É Especialista em Fotografia: práxis e discurso fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina, UEL. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades (GEPS/CNPq). 

Fernando Silva Teixeira Filho, Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho", Assis, SP, Brasil.

Doutor. Professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Assis, SP.

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Pereira, B., & Teixeira Filho, F. S. (2017). Francesca Woodman: a fotografia para além dos limites da representação. Discursos Fotograficos, 13(23), 161–189. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n23p161

Edição

Seção

Artigos