Cartoon Movement: colaboração, independência e diversidade

Autores

  • Ana Cláudia Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ariel Lara de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n19p11

Palavras-chave:

História em Quadrinhos. Webcomics. Jornalismo Digital.

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados de dissertação de mestrado que identificou e analisou elementos que caracterizam o jornalismo em quadrinhos na web em suas dimensões editorial, institucional e comercial, a partir da experiência do site Cartoon Movement (CM). O foco incide em três aspectos identificados nas falas institucionais do CM: a produção colaborativa, a independência editorial e a diversidade de vozes. Por meio da análise descritiva e exploratória do site, conclui-se que este incorpora recursos tanto do jornalismo digital quando dos webcomics, constituindo-se como uma proposta nativa digital que, por meio da estrutura comercial adotada, viabiliza que o conteúdo editorial reflita os valores institucionais do CM.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cláudia Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do CNPq. Coordenadora do Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD).

Ariel Lara de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

Gruszynski, A. C., & de Oliveira, A. L. (2015). Cartoon Movement: colaboração, independência e diversidade. Discursos Fotograficos, 11(19), 11–34. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n19p11