A revista illustrada educando para a República

Autores

  • Thiago Vasconcellos Modenesi Faculdade dos Guararapes - LAUREATE
  • Edilson Fernandes de Sousa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Vilde Gomes de Menezes Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n20p231

Palavras-chave:

Ilustração. Educação. República Velha. Civilidade.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo identificar as possibilidades educacionais contidas em materiais da imprensa nos primeiros anos da República do Brasil, a partir da ascensão do Partido Conservador, com o fim do Império e do regime escravagista em nosso país. A nossa análise parte da hipótese de que a Revista Illustrada, enquanto veículo midiático colaborou na maneira de historiar os fatos à população não letrada, na criação de uma espécie de método de transmitir os acontecimentos com um novo olhar, a partir da mudança dos hábitos e dos referenciais de higiene corporal, de boa educação e de civilidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Vasconcellos Modenesi, Faculdade dos Guararapes - LAUREATE

Doutor em educação. Professor adjunto da Faculdade dos Guararapes.

Edilson Fernandes de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor do Núcleo Teoria e História do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade do Porto-Portugal. Bolsista de Produtividade do CNPQ.

Vilde Gomes de Menezes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor do Núcleo Teoria e História do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco.  Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto-Portugal.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Modenesi, T. V., Sousa, E. F. de, & Menezes, V. G. de. (2016). A revista illustrada educando para a República. Discursos Fotograficos, 12(20), 231–252. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n20p231