O discurso fotográfico no livro didático: representações e práticas equivocadas de leitura.

Autores

  • Zizi Trevizan Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Eduardo dos Santos Lopes Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ FCT

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n19p247

Palavras-chave:

Análise Semiótica. Ensino de Linguagens. Livro Didático.

Resumo

Esse artigo, de perfil qualitativo, objetiva expor, por meio de uma análise documental, as inadequações metodológicas de um Livro Didático (9º ANO da Educação Fundamental II) para a compreensão textual da fotografia. Pautou-se em conceitos e representações de leitura centrados em Peirce, Bakhtin, Barthes. Os resultados evidenciaram uma leitura incompleta da fotografia e incoerências entre o aporte teórico anunciado e as atividades de leitura construídas no livro didático, pelos autores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Zizi Trevizan, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Zizi Trevizan: Doutorado (Mestrado) em Letras; Docente Pesquisadora na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, em Assis – SP (até 1990) e Docente Pesquisadora na mesma Universidade (UNESP) em Presidente Prudente – SP, onde se aposentou em 1995. Docente Pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente (SP), desde 1995. Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2005 – 2013). Autora e coautora de livros, capítulos de livros e artigos em Semiótica e Educação: ensino aprendizagem de linguagens verbais e não verbais.

Membro dos GRUPOS DE PESQUISA:

  • Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: Ações e Interações – Universidade do Oeste Paulista – Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação). Presidente Prudente - SP.
  • Centro de Estudos de Leitura de Literatura Infantil e Juvenil/ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. CELLIJ - Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Presidente Prudente – SP. 

Eduardo dos Santos Lopes, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Pós-graduando do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista e Professor de Literatura no Colégio Esquema Único ( Ensino Fundamental II), em Presidente Prudente - SP.

Endereço: Rua Alecrins de Campinas, 538. Presidente Prudente - SP. CEP:19062-030

Fone: (18) 98115-0510

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ FCT

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1987, mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em letras pela Universidade Estadual Paulista (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012). Atualmente é Professora Assistente Doutora na Universidade Estadual Paulista, professora visitante da Universidade do Minho (Portugal) e também professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Autora e coautora de livros, capítulos de livros, artigos relacionados aos temas: leitura, literatura infantil e estratégias de leitura. Membro dos grupos de pesquisa:

  • Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário – Universidade Estadual Paulista – Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação – Presidente Prudente

 

Fone: (18) 99799-0705

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

Trevizan, Z., Lopes, E. dos S., & Souza, R. J. de. (2015). O discurso fotográfico no livro didático: representações e práticas equivocadas de leitura. Discursos Fotograficos, 11(19), 247–272. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n19p247