A fotografia como técnica e objeto de estudo na pesquisa qualitativa

Autores

  • Sadraque Oliveira Rios Universidade Federal da Bahia
  • Jean Mario Araujo Costa Universidade Federal da Bahia
  • Vera Lucia Peixoto Santos Mendes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n20p98

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Metodologia de Pesquisa. Estética Organizacional.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir a fotografia na pesquisa qualitativa, a partir de levantamento de bibliografia. Situa-se a fotografia no contexto da evolução tecnológica do século XIX, apresentando seus atributos como objeto e técnica de pesquisa, as vantagens e limitações de seu uso e as diretrizes de interpretação crítica. Concluindo, apresenta-se a análise de dois trabalhos científicos que fazem exemplar uso da fotografia na pesquisa qualitativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sadraque Oliveira Rios, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia. Faz parte do Grupo de Pesquisa Observa Políticas da Universidade Federal da Bahia. É Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Jean Mario Araujo Costa, Universidade Federal da Bahia

Doutor e mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação e professor do Programa Escola de Gestores, Curso de Especialização (lato sensu) em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal da Bahia.

Vera Lucia Peixoto Santos Mendes, Universidade Federal da Bahia

Doutora e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Professora e Pesquisadora do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Rios, S. O., Costa, J. M. A., & Mendes, V. L. P. S. (2016). A fotografia como técnica e objeto de estudo na pesquisa qualitativa. Discursos Fotograficos, 12(20), 98–120. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n20p98