Uma análise discursiva sobre parcialidade, pluralidade de vozes e princípio do contraditório em uma agência estadual de notícias
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n18p143Palavras-chave:
Assessoria de Imprensa. Comunicação Pública.Resumo
Esta pesquisa investigou como ocorre a construção de imagem na comunicação externa da Agência Estadual de Notícia (AEN) do governo do Estado do Paraná, com uma apreciação por meio da análise do discurso de Orlandi (1999), seguindo conceitos de Foucault (1971) e a crítica à postura da imprensa brasileira efetuada por Arbex Jr. (2003). O corpus selecionado constituiu-se de três reportagens da AEN publicadas no segundo semestre de 2011, e a metodologia, de natureza qualitativa e de estudo de caso, deu a conhecer o modo como os critérios jornalísticos são adaptados para influenciar o enquadramento no conceito de comunicação pública, o engajamento da população, a garantia do debate público.Métricas
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