“Planaltina no Buraco do Alumínio”: produção e consumo de fotografias de pinhole

Autores

  • Juliana Soares Mendes Universidade de Brasília (UnB)
  • Fernando Oliveira Paulino Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n18p119

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Câmera Pinhole. Produção. Consumo.

Resumo

O artigo resultou da análise de pesquisa conceitual e exposição fotográfica formada por 15 imagens produzidas pela técnica do pinhole, que se apresenta como uma ferramenta para a reflexão sobre a prática e o consumo do fotojornalismo. A exposição correu de forma virtual (www.fosfoto.com) e presencial no Museu Histórico e Artístico de Planaltina-DF. O público foi convidado a interpretar as fotografias e reescrever as legendas provisórias das figuras. As 1.860 legendas propostas revelam o interesse do público em participar, dialogar e interpretar fotografias, possibilitando a conclusão de que a interação e a participação das pessoas em processos fotográficos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Soares Mendes, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Ciências Sociais pelo Centro de Pesquisa e Pós Graduação Sobre as Américas (CEPPAC) da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela (UnB), e Jornalismo pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Pesquisadora do Projeto Comunicação Comunitária e Cidadania-FAC/UnB.

Fernando Oliveira Paulino, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor dos cursos de pós-graduação e graduação na UnB, e pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom-UnB) e do Projeto Comunicação Comunitária e Cidadania (CNPq). Diretor de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC).

Downloads

Publicado

2015-08-27

Como Citar

Mendes, J. S., & Paulino, F. O. (2015). “Planaltina no Buraco do Alumínio”: produção e consumo de fotografias de pinhole. Discursos Fotograficos, 11(18), 119–141. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n18p119