“Planaltina no Buraco do Alumínio”: produção e consumo de fotografias de pinhole
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n18p119Palavras-chave:
Fotojornalismo. Câmera Pinhole. Produção. Consumo.Resumo
O artigo resultou da análise de pesquisa conceitual e exposição fotográfica formada por 15 imagens produzidas pela técnica do pinhole, que se apresenta como uma ferramenta para a reflexão sobre a prática e o consumo do fotojornalismo. A exposição correu de forma virtual (www.fosfoto.com) e presencial no Museu Histórico e Artístico de Planaltina-DF. O público foi convidado a interpretar as fotografias e reescrever as legendas provisórias das figuras. As 1.860 legendas propostas revelam o interesse do público em participar, dialogar e interpretar fotografias, possibilitando a conclusão de que a interação e a participação das pessoas em processos fotográficos.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.