Brasil entre as telas e as ruas:produção e consumo das narrativas jornalísticas audiovisuais sobre os protestos nacionais de junho de 2013

Autores

  • Beatriz Becker Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGCOM-UFRJ
  • Monica Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO-UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n17p39

Palavras-chave:

Telejornalismo. Narrativas jornalísticas audiovisuais. Manifestações de Junho. Jornal Nacional. Mídia Ninja.

Resumo

Este artigo discute os desafios que as mediações culturais e tecnológicas impuseram ao jornalismo audiovisual na cobertura dos protestos de Junho de 2013, a partir da análise televisual das enunciações do Jornal Nacional e dos conteúdos e formatos digitais do Mídia Ninja. Assume-se que telespectadores e usuários tendem a romper os contratos de leitura da TV e a se inserir em outras telas, concretizando formas inovadoras de intervir na história contemporânea e esgarçando a tradicional relação entre produção e recepção massiva.

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Biografia do Autor

Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGCOM-UFRJ

Doutora em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM-UFRJ com Pós Doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação da PUC-SP e bolsista de Produtividade do CNPQ. Professora do PPPGCOM-UFRJ e do Departamento de Expressões Linguagens da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( ECO-UFRJ).

Monica Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO-UFRJ.

Professora do Departamento de Métodos e Áreas Conexas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( ECO-UFRJ) e coordenadora da agência experimental LUPA.

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Publicado

2014-12-16

Como Citar

Becker, B., & Machado, M. (2014). Brasil entre as telas e as ruas:produção e consumo das narrativas jornalísticas audiovisuais sobre os protestos nacionais de junho de 2013. Discursos Fotograficos, 10(17), 39–60. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n17p39

Edição

Seção

Artigos