A fotografia como registro da mudança da paisagem urbana: a desativação do antigo cemitério municipal de Frederico Westphalen (RS)

Autores

  • Fernanda Kieling Pedrazzi Universidade Federal de Santa Maria
  • Leandro Antonio Kempka Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p179

Palavras-chave:

Fotografia Documental. Cemitério Municipal de Frederico Westphalen. Paisagem Urbana. Documento iconográfico.

Resumo

Este artigo traz resultados parciais do projeto de pesquisa Visita ao antigo Cemitério Municipal de Frederico Westphalen (RS) e busca evidenciar – em imagens captadas ao longo do processo – a mudança ocorrida na paisagem urbana do município. A fotografia, neste contexto, é considerada como um documento que possibilita o registro das transformações da sociedade e serve como referência para analisar o passado e o presente diante das ações em torno da desocupação do cemitério abandonado. Do projeto também resultou um banco de imagens, com olhar jornalístico, sobre a “desocupação” e transformação do espaço antes ocupado pelo cemitério.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Kieling Pedrazzi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Assistente da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen (RS). Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM.

Leandro Antonio Kempka, Federal de Santa Maria

Acadêmico de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen (RS).

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Pedrazzi, F. K., & Kempka, L. A. (2008). A fotografia como registro da mudança da paisagem urbana: a desativação do antigo cemitério municipal de Frederico Westphalen (RS). Discursos Fotograficos, 4(5), 179–194. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p179

Edição

Seção

Artigos