Nos passos da história: o surgimento da fotografia na civilização da imagem

Autores

  • Eduardo Ewald Maya Universidade Veiga Almeida - Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p103

Palavras-chave:

História da Fotografia. Daguerreótipo. Modernidade. Walter Benjamin - Filósofo.

Resumo

Neste artigo, apresento uma parte da dissertação de mestrado, cujo objetivo é percorrer os passos da história da fotografia. O texto começa abordando o profundo corte que ela provocou nas iconografias do século XIX. Em seguida, analisa o surgimento dos processos de reprodução fotográfica, isto é, das imagens de natureza óptica (de produção automatizada fotograficamente). Por fim, aborda as origens e transmutações observadas na relação arte-fotografia. Para tanto, adota referenciais teóricos de pensadores da fotografia como Walter Benjamin e de pesquisadores como Boris Kossoy, entre outros. Conclui que a fotografia representou um novo – e importante – salto em termos de multiplicação e difusão da informação, além de abrir novos campos nas representações visuais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Ewald Maya, Universidade Veiga Almeida - Rio de Janeiro

Mestre em Ciências da Arte pelo Instituto de Arte e Comunicação da Universidade Federal Fluminense (IAC/UFF). Professor das universidades Veiga Almeida (RJ), Universidade (RJ) e Faculdade CCAA (RJ).

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Maya, E. E. (2008). Nos passos da história: o surgimento da fotografia na civilização da imagem. Discursos Fotograficos, 4(5), 103–129. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p103

Edição

Seção

Artigos