Da trajetória de um fotógrafo e da legibilidade da fotografia: esboço interpretativo sobre o trabalho de Claro Jansson

Autores

  • Ana Luisa Fayet Sallas Universidade Federal do Paraná
  • Rafael Ginane Bezerra Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p59

Palavras-chave:

Fotografia Documental. Claro Jansson - Fotógrafo.

Resumo

Tendo como pano de fundo a sociologia processual de Norbert Elias, este artigo discute a trajetória de Claro Jansson. Fotógrafo de origem sueca que viveu no Brasil entre 1891 e 1954, esse personagem é responsável por um extenso trabalho de documentação fotográfica. Registrou, entre outros temas marcantes, episódios relacionados à Guerra do Contestado e às atividades da Southern Brazil Lumber & Colonization Company. A despeito da relevância desses registros, constata-se a predominância do seu uso como mera fonte ilustrativa. A partir da análise de parte de sua atividade epistolar pretende-se demonstrar que a trajetória do fotógrafo representa condição incontornável para conferir legibilidade às suas fotografias.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Luisa Fayet Sallas, Universidade Federal do Paraná

Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná.

Rafael Ginane Bezerra, Universidade Federal do Paraná

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Sallas, A. L. F., & Bezerra, R. G. (2008). Da trajetória de um fotógrafo e da legibilidade da fotografia: esboço interpretativo sobre o trabalho de Claro Jansson. Discursos Fotograficos, 4(5), 59–80. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n5p59

Edição

Seção

Artigos