A proposta metodológica da fotografia como disparadora do gatilho da memória: aplicação à história de Telêmaco Borba - PR (1950-1969)

Autores

  • Juliana de Oliveira Teixeira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p275

Palavras-chave:

Teses e Dissertações. Fotografia Documental. Memória. Gatilho da Memória. História de Telêmaco Borba (PR).

Resumo

Este trabalho tem como objetivo testar e sistematizar a proposta metodológica do uso da fotografia como elemento disparador do gatilho da memória, técnica que alia a imagem fotográfica à história oral. O método, desenvolvido pelo grupo Comunicação e História da Universidade Estadual de Londrina, foi formalizado na dissertação de mestrado de Maria Luisa Hoffmann (2010) e, desde então, tem sido aplicado em municípios de trajetória recente. Para que o teste desta dissertação fosse, de fato, pertinente, o município de Telêmaco Borba (PR) foi escolhido como campo de estudo, e os preceitos do empirismo em comunicação foram respeitados em seus rigores, pautados nas concepções de Maria Immacolata Vassallo Lopes (2010) e Luiz Claudio Martino (2010). A aplicação do método também foi fundamentada teoricamente, utilizando como referência as obras de Jacques Le Goff (2003), Ecléa Bosi (2009) e Boris Kossoy (2009). Durante o processo empírico, nove pioneiros telemacoborbenses foram submetidos à proposta metodológica, com a utilização de 17 fotografias de época da cidade. Em linhas gerais, os resultados alcançados demonstram que a técnica, se aplicada de acordo com os critérios epistemológicos inerentes à ciência, transforma-se em uma eficiente ferramenta empírica, capaz de trazer novos dados e informações ao estudo da memória e à história dos municípios pesquisados.

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Teixeira, J. de O. (2014). A proposta metodológica da fotografia como disparadora do gatilho da memória: aplicação à história de Telêmaco Borba - PR (1950-1969). Discursos Fotograficos, 10(16), 275–276. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p275

Edição

Seção

Dissertações