Rupturas na fotografia documental brasileira: Claudia Andujar e a poética do (in)visível

Autores

  • Rafael Castanheira Pedroso de Moraes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p53

Palavras-chave:

Fotografia documental. Claudia Andujar - Fotógrafo. Realismo fotográfico. Arte contemporânea.

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar as fotografias de Claudia Andujar presentes nos livros Yanomami e A vulnerabilidade do ser, a fim de refletir sobre as suas características conceituais, que mesclam engajamento social e expressão pessoal, e identificar as escolhas técnicas e estéticas da fotógrafa para documentar os fenômenos invisíveis da cultura Yanomami. Utilizando estratégias de representação inovadoras, Andujar atingiu resultados inéditos tanto do ponto de vista político, quanto do estético, marcando um período de rupturas na história da fotografia documental brasileira.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Castanheira Pedroso de Moraes, Universidade de Brasília

Fotógrafo e pesquisador, Rafael Castanheira é doutorando em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Artes e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Comunicação Social e especialização em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro. Atuou como fotojornalista e assessor de comunicação no Rio de Janeiro, Brasília, Amazonas e Mato Grosso. Desde 2007 trabalha como professor de fotografia, tendo lecionado na UFG, PUC (GO) e no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Atualmente, pesquisa a relação da fotografia documental com a arte contemporânea e busca por linguagens diferenciadas para produzir suas narrativas.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Moraes, R. C. P. de. (2014). Rupturas na fotografia documental brasileira: Claudia Andujar e a poética do (in)visível. Discursos Fotograficos, 10(16), 53–84. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p53

Edição

Seção

Artigos