Fotografia: uma experiência entre a memória e imaginação

Autores

  • Ana Farache Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n4p13

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Memória. Imaginação.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre a relação da fotografia com o desencadeamento da memória e a imaginação, a partir da idéia de que tanto na fotografia documental quanto no fotojornalismo é possível detectar sentidos que extrapolam os estabelecidos apenas no âmbito da factualidade e do registro social. Para tal, apoiamonos nos conceitos de memória de Bérgson e de Halbwachs e no conceito de imaginação de Bachelard. Assim, fotografias realizadas por Vishniac e por Rothstein são relacionadas com ícones do fotojornalismo para realçar os elementos que permitem verificar como a associação da memória ao processo da imaginação constitui uma das bases sobre a qual se assenta a experiência propiciada pela observação de determinadas imagens fotográficas, independentemente das diversas categorias às quais são comumente categorizadas.

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Biografia do Autor

Ana Farache, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista e fotógrafa. Mestre e doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

Farache, A. (2008). Fotografia: uma experiência entre a memória e imaginação. Discursos Fotograficos, 4(4), 13–34. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n4p13

Edição

Seção

Artigos