A fotografia como registro antropológico das mulheres líderes no Sertão Central do Ceará

Autores

  • Fernanda Oliveira Serviço Nacional do Coméricio - SENAC (Fortaleza)
  • Cristiana Parente Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p151

Palavras-chave:

Fotoetnografia. Relações de gênero.

Resumo

Nos últimos anos, no sertão do estado do Ceará, tem ocorrido mudanças nas relações de gênero. Mulheres que se descobrem líderes têm transformado a história de suas comunidades e contribuído para o despertar de uma nova cultura. Documentar a realidade destas mulheres, usando a fotografia como registro antropológico, é o objetivo deste trabalho. Ele documenta experiências de mulheres líderes nos assentamentos do PDHC – Projeto Dom Hélder Câmara na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Oliveira, Serviço Nacional do Coméricio - SENAC (Fortaleza)

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNIFOR – Universidade de Fortaleza. Aluna do curso de pós-graduação em Teoria da Comunicação e da Imagem da UFC – Universidade Federal do Ceará. Repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza. Professora de fotografia e fotojornalismo do SENAC/Fortaleza.

Cristiana Parente, Universidade de Fortaleza

Mestre em Sociologia pela UFC – Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora e coordenadora do NEAD – Núcleo de Educação à Distância da UNIFOR – Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Oliveira, F., & Parente, C. (2007). A fotografia como registro antropológico das mulheres líderes no Sertão Central do Ceará. Discursos Fotograficos, 3(3), 151–176. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p151

Edição

Seção

Artigos