A edição fotográfica como construção de uma narrativa visual

Fernanda Jansen Mira Catanho

Resumo


Este artigo, baseado no conceito de montagem intelectual, desenvolvido pelo cineasta russo Sergei Eisenstein, trabalha com a premissa de que a edição fotográfica pode ser responsável pela construção de uma narrativa visual. Para tanto, adota um ensaio fotográfico composto por 26 fotografias e o passa para três especialistas editá-lo. O resultado são três narrativas diferentes. Com isso, torna-se evidente que a mensagem fotográfica pode passar por uma re-elaboração criativa e formar discursos enunciativos distintos. Ao final, o trabalho mostra que as diferenças entre os discursos elaborados pelos editores são apreendidos pelo receptor  da mensagem fotográfica.


Palavras-chave


Análise Fotográfica. Edição de Imagens. Narrativa Visual. Sergei Eisenstein - Cineasta.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p81



Discursos Fotogr.

Londrina - PR

DOI: 10.5433/1984-7939

EISSN: 1984-7939

Email: revistadiscursos@uel.br




 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.