Fotojornalismo: os ataques do PCC nas páginas da Folha e do Estadão

Autores

  • Fernanda Rodrigues Campos Fundação Educacional do Município de Assis
  • Paulo Cesar Boni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p55

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Geração de sentido. Folha de São Paulo. O Estado de São Paulo.

Resumo

Esse artigo aborda a cobertura fotojornalística realizada pela Folha de S.Paulo e pelo O Estado de S. Paulo durante os ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) em maio de 2006. Os métodos utilizados foram o da desconstrução técnica – para análise dos elementos da linguagem fotográfica na construção da mensagem – e análise comparativa – para aferir a geração de sentido nas mensagens. Por esses procedimentos metodológicos, conclui que Folha assumiu um caráter mais sensacionalista, com espetacularização das imagens que o Estadão, que adotou uma postura mais neutra e realista diante dos fatos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Campos, Fundação Educacional do Município de Assis

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela FEMA – Fundação Educacional do Município de Assis.  Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Paulo Cesar Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Campos, F. R., & Boni, P. C. (2007). Fotojornalismo: os ataques do PCC nas páginas da Folha e do Estadão. Discursos Fotograficos, 3(3), 55–80. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p55

Edição

Seção

Artigos