Fotografia e movimentos sociais: políticas de visibilidade na cena contemporânea

Autores

  • Walfrido Cabral Claudino Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p279

Palavras-chave:

Teses e Dissertações. Análise Fotográfica. Movimentos Sociais. Visibilidade. Teoria do Discurso.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar o problema das políticas de visibilidade como o conjunto de intervenções organizadas pelos movimentos sociais de modo a construir a visibilidade para os seus projetos político-culturais. Para tanto, foi promovida uma abordagem que procurou elaborar momentos distintos de pesquisa que vão desde o estabelecimento deum arranjo teórico-metodológico à análise das imagens produzidas pelos movimentos sociais em questão. No primeiro desses momentos procurou-sefazer uma incursão em meio ao debate contemporâneo sobre os movimentos sociais a fim de situá-lo enquanto um fenômeno que se estabelece em um campo de determinações midiatizado, onde prevalece a hegemonia de uma sensibilidade visual. No segundo momento tornou-se necessário entender o espaço onde se constroem as determinações dessa hegemonia a partir daconstrução de uma teoria do discurso cujo aparato conceitual é operacionalizado para compreender a imagem fotográfica. Tal teoria exigiu estabelecer o problema da visibilidade através do entendimento da imagem técnica como um jogo político que tanto governa as ações dos movimentos sociais quanto é permanentemente deslocada por eles. Fazendo com que suas regras sejam definidas em um nível discursivo, de acordo com a contingência das relações de poder que atuam em meio aos conflitos estabelecidos. Para os movimentos sociais tais relações visam garantir a disputa política dos sentidos através da visibilidade do seu protesto e na luta pela definição das possibilidades de sua interpretação. No terceiro momento os esforços de pesquisa se voltaram a construir um arranjo metodológico cujas ferramentas permitiram analisar o discurso das imagens, a fim de identificar sob a superfície das fotografias as relações de poder que são construídas a partir do embate travado entre os movimentos sociais e os seus antagonistas. Por fim, no último momento foram analisadas imagens de quatro experiências distintas dos movimentos sociais: as imagens da Comunade Paris, da organização ambiental Greenpeace, do grupo feminista Femene das Paradas Gays. Cada qual foi analisada como formas diferenciadas de atuação das políticas de visibilidade de modo que a abordagem das práticas exercidas por essas experiências permita reconhecer os arranjos discursivos que constroem as possibilidades de tornar visível, através de um modelo de representação contra hegemônico, os projetos dos movimentos sociais emmeio à cena política contemporânea.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Walfrido Cabral Claudino, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2013-04-23

Como Citar

Claudino, W. C. (2013). Fotografia e movimentos sociais: políticas de visibilidade na cena contemporânea. Discursos Fotograficos, 9(14), 279–280. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p279

Edição

Seção

Dissertações