Bidimensionalidade mundana no lado Coca-Cola da vida: um estudo arqueológico fotoetnográfico

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco
  • Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n15p139

Palavras-chave:

Fotoetnografia. Globalização. Cultura local. Arqueogenealogia.

Resumo

As sociedades vêm se reconstruindo de forma sistêmica no universo simbólico gerado pela integração dos processos de mundialização e de globalização. O contexto, aliado à cultura de massas, promoveu as marcas a símbolos culturais complexos. Inspirados na arqueologia foucaultiana, este estudo fotoetnográfico revelou a ordenação do campo discursivo da presença de uma marca global em práticas cotidianas. As formações discursivas apontaram estarem regidas por duas regras gerais: a retórica e a dialética.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/ UFPE). Coordenador do MBA Executivo (MBA/UFPE). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE). Avaliador ad hoc do CNPq e da CAPES. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora assistente do Núcleo de Design do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Transdisciplinares sobre Moda, do Grupo de Estudos Interdisciplinares do Imaginário no Agreste, e do Plural-Moda e Vestuário. Profissional da área de Design com ênfase em Moda.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Como Citar

Leão, A. L. M. de S., & Costa, F. Z. da N. (2013). Bidimensionalidade mundana no lado Coca-Cola da vida: um estudo arqueológico fotoetnográfico. Discursos Fotograficos, 9(15), 139–170. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n15p139

Edição

Seção

Artigos