Fases da história da fotografia e a questão da aura, segundo Walter Benjamin

Autores

  • Orlando José Ribeiro de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Marília Flores Seixas de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p163

Palavras-chave:

História da Fotografia. Walter Benjamin - Filósofo. Aura.

Resumo

Este artigo aborda as fases da história da fotografia propostas por Walter Benjamin, no ensaio Pequena História da Fotografia, e discute as transformações que atingiram a obra de arte na modernidade, à luz do conceito de aura. A periodização estabelecida por Benjamin - apogeu, declínio, revitalização - é ilustrada com trabalhos dos fotógrafos referidos pelo autor no texto em que visa à “compreensão real da essência da arte fotográfica”.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Orlando José Ribeiro de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Desenvolvimento Sustentável - Política e Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Ciências Sociais (UFBA) e em Ciência da Computação (UESB). Graduado em Arquitetura pela UFBA. Professor de Antropologia e cultura Brasileira da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Marília Flores Seixas de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (CDS/UnB). Mestre em Desenvolvimento Sustentável (UnB). Especialista em Leitura: Teoria e Prática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Letras com Inglês e Literatura(UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagem (UESB)

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Oliveira, O. J. R. de, & Oliveira, M. F. S. de. (2014). Fases da história da fotografia e a questão da aura, segundo Walter Benjamin. Discursos Fotograficos, 10(16), 163–190. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p163

Edição

Seção

Artigos