A fotografia como linguagem para a formação cidadã

Autores

  • Mariana Ferreira Lopes Unopar Faculdade Maringá
  • Luzia Yamashita Deliberador Faculdade Maringá Universidade Estadual de Londrina
  • Fabiana Aline Alves UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p13

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Cidadania. Oficina de Fotografia. Linguagem Fotográfica.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a oficina de midiaeducação na linguagem fotográfica realizada com educandos do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina contribui para a alfabetização crítica em fotografia, bem como no crescimento e fortalecimento de seu comprometimento com a sua comunidade escolar. Trata-se de um trabalho que se situa em duas grandes frentes: a alfabetização crítica na linguagem fotográfica e o uso desta linguagem para despertar o sentimento de pertença.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Ferreira Lopes, Unopar Faculdade Maringá

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do curso de Comunicação Social da Universidade Norte do Paraná (Unopar) e da Faculdade Maringá. E-mail: flopes.mariana@gmail.com

Luzia Yamashita Deliberador, Faculdade Maringá Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Comunicação Social da Faculdade Maringá. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (Comuni) do PÓSCOM da UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. E-mail: adeli@sercomtel.com.br

Fabiana Aline Alves, UNICENTRO

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). E-mail:falves.cs@gmail.com

Downloads

Publicado

2013-04-17

Como Citar

Lopes, M. F., Deliberador, L. Y., & Alves, F. A. (2013). A fotografia como linguagem para a formação cidadã. Discursos Fotograficos, 9(14), 13–35. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p13

Edição

Seção

Artigos