Fotografia e leituras de mundo: arte e educação

Autores

  • Lucinea Aparecida de Rezende Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Marquez Univem - Marília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n15p113

Palavras-chave:

Fotoclubismo. Foto Clube de Londrina.

Resumo

Neste artigo são analisadas imagens produzidas e veiculadas pelo Foto Clube de Londrina no ano de 2011. O objetivo é possibilitar reflexões acerca da leitura imagética, em particular da fotografia, no âmbito da educação. Para tanto, problematizou-se a temática na perspectiva de uma leitura possível, enquanto obra de arte, procurando evidenciar as contribuições que o leitor pode ter de leitura e releituras da fotografia, vistas na complementaridade com a leitura da palavra.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucinea Aparecida de Rezende, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora pela Universidade de Aveiro (Portugal). Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atuando em ensino, pesquisa e pós-graduação. Desenvolve o projeto internacional (Brasil / Portugal) “Idéias circulantes acerca da leitura e da escrita: significações”. Colaboradora cultural da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Universidade Estadual de Londrina, atuando em ensino, pesquisa e pós-graduação. Participa do Grupo de Pesquisa “Formação e concepções do materialismo histórico-dialético na educação”.

Letícia Marquez, Univem - Marília

Artista plástica com diversas exposições individuais e coletivas. Graduada em Desenho e Plástica (1975). Especialista em Comunicação Visual e Mídias Interativas pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Professora do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre 1976 e 1979. Membro do Conselho de Cultura de Londrina entre 1991 e 1994. Professora no Curso de Especialização em Arte Terapia (Univem de Marília) e do Curso de Pós-Graduação em Comunicação Visual eE-mail:

Downloads

Publicado

2013-04-25

Como Citar

Rezende, L. A. de, Franco, S. A. P., & Marquez, L. (2013). Fotografia e leituras de mundo: arte e educação. Discursos Fotograficos, 9(15), 113–138. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n15p113

Edição

Seção

Artigos