O terremoto no Japão pela Folha.com: banalização e consumo de fotografias na internet

Autores

  • Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo César Boni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p109

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Jornalismo online. Folha de São Paulo. Banalização de imagens.

Resumo

Este trabalho deriva de pesquisas sobre a imagem fotojornalística na internet. Para este estudo, o recorte espaço-temporal foi a cobertura fotojornalística que a Folha.com fez do terremoto – seguido de tsunâmi – ocorrido no Japão, em março de 2011. O artigo apresenta reflexões a partir da análise do primeiro dia de cobertura do fato e do panorama geral, após o fim do acompanhamento jornalístico da tragédia. Tendo o Estudo de Caso e a Análise de Conteúdo como bases metodológicas, a pesquisa apurou que o jornalismo online não trabalha a fotografia como suporte reflexivo para a inteligibilidade dos fatos. Neste sentido, a fotografia  jornalística passa a ser utilizada essencialmente como factual, ou em estado efêmero permanente, para uma sociedade que busca imagens para decodificar fatos, banalizando a imagem fotográfica, que se transforma em mero objeto de consumo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Agronegócios pelas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, de Presidente Prudente (SP). Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Professora e coordenadora do curso de Comunicação Social da Unoeste – Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP).

Paulo César Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciên­cias da Comu­ni­cação pela Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP). Mestre em Comu­ni­cação Social pelo Insti­tuto Metodista de Ensino Supe­rior (IMES), de São Bernardo do Campo (SP). Grad­u­ado em Comu­ni­cação Social — Habil­i­tação Jor­nal­ismo pela Uni­ver­si­dade Estad­ual de Lon­d­rina (UEL). Coordenador e professor do Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

Mancuzo, C. Z. C., & Boni, P. C. (2012). O terremoto no Japão pela Folha.com: banalização e consumo de fotografias na internet. Discursos Fotograficos, 8(13), 109–136. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p109

Edição

Seção

Artigos