Ética, imagem e fotografia na mídia informativa impressa

Isaac Antonio Camargo

Resumo


Este trabalho propõe uma discussão em torno do uso da fotografia na mídia impressa informativa, tomando-a como recurso de informação correlacionado ao texto verbal. Analisa esse uso a partir da semiótica, como um elemento de significação tão ou mais eficiente que o texto verbal impresso, capaz de estabelecer relações entre diferentes níveis discursivos – verbal e/ou visual – produzindo, direta e indiretamente, outros efeitos de sentido que, em função do contexto social, histórico e jornalístico, o texto verbal, por si só, não produziria. Tais efeitos suscitam reflexões de caráter ético, posto que os modos de dizer e de significar propostos pelas editorias dos periódicos atuam como discursos paralelos, manipulando o leitor e as próprias normativas éticas prescritas pelos seus códigos de conduta.

Palavras-chave


Análise Semiótica. Mídia Impressa. Ética.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p161



Discursos Fotogr.

Londrina - PR

DOI: 10.5433/1984-7939

EISSN: 1984-7939

Email: revistadiscursos@uel.br




 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.