O poder de construção de realidades pela mídia: o incidente na mina San José (Chile)

Autores

  • Alissar de Almeida Ayoub Ayoub Universidade Estadual de Londrina
  • Ayoub Ayoub Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Albanez de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p13

Palavras-chave:

Análise Semiótica. Padrões de Manipulação. Distorção da Realidade. Funções da Linguagem.

Resumo

Este trabalho aborda reflexões sobre os meios de comunicação e seu poder de induzir o olhar do público, direcionando-o, às vezes, a uma realidade distorcida a partir da manipulação das informações presentes em textos e imagens. Considerando questões que envolvem a fotografia, como tempo, memória, afetividades, intencionalidades, é discutido o valor de uma imagem – sua criação, sua utilização e seus sentidos. Focamos a análise na capa da revista Veja, de 1º de setembro de 2010, sobre o incidente na mina San José, no Chile. São utilizados autores como Perseu Abramo, Samira Chalhub, Martine Joly e Eni Orlandi para avaliar a maneira como a mídia pode utilizar elementos visuais e verbais para distorcer a realidade e influenciar pensamentos e comportamentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alissar de Almeida Ayoub Ayoub, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ayoub Ayoub, Universidade Estadual de Londrina

Jornalista. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Curso de Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Letícia Albanez de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2012-05-15

Como Citar

Ayoub, A. de A. A., Ayoub, A., & Oliveira, L. A. de. (2012). O poder de construção de realidades pela mídia: o incidente na mina San José (Chile). Discursos Fotograficos, 8(12), 13–30. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n12p13

Edição

Seção

Artigos